Saiba mais sobre a Drenagem Linfática

quinta-feira, 10 de julho de 2008

A drenagem linfática manual é um método de massagem altamente especializado, realizado com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Ela drena o líquido acumulado em determinadas regiões, melhorando a circulação e a oxigenação desse tecido, seja abdome, coxa, glúteos, etc.

O método de drenagem linfático foi descoberto pelo casal dinamarquês Estrid e Emil Vodder entre, 1932 e 1936. Dr. Vodder fisioterapeuta, começou experimentalmente a tratar pacientes acometidos de gripes e sinusites, manipulando seus gânglios linfáticos do pescoço através de movimentos suaves e rotativos; tornando-se um grande desafio do casal Vodder. Os trabalhos práticos em clientes forneceram a prova da viabilidade do método.

A drenagem linfática pelo método Dr. Vodder utiliza pressões graduadas e constantemente alteradas, imitando as contrações próprias da musculatura lisa dos vasos linfáticos e acompanhando o ritmo dos mesmos; objetivando diretamente o aumento do volume de linfa admitido pelos capilares linfáticos e o aumento da velocidade de seu transporte através dos vasos e ductos linfáticos.

Atualmente a drenagem linfática manual está representada principalmente por duas técnicas: a de Leduc e a de Vodder. Ambas são baseadas nos trajetos dos coletores linfáticos e linfonodos, associando basicamente três categorias de manobras: 1) manobras de captação, 2) manobras de reabsorção e 3) manobras de evacuação. A diferença entre elas reside somente no local da aplicação.

Reportagem interessante sobre Drenagem Linfática

clique para ampliar a imagem clique para ampliar a imagem clique para ampliar a imagem clique para ampliar a imagem

Agende uma Drenagem Linfática a Domicílio

Por telefone: (21) 9520-3240 ou 9412-7367
Por email: fabiana.araujo@globo.com
Por formulário de contato: Clicando aqui
Duração da sessão: 45 a 60 minutos
Freqüência ideal: de 2 a 3 vezes por semana
Vestimenta: deve expor a área a ser tratada
Consulte os preços das sessões.