Automassagem com óleos essenciais

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Existem muitas formas de massagem, algumas são de aplicação profissional, como o shiatsu e a reflexologia; outras de uso caseiro, como o simples ato de friccionar suavemente as mãos numa região do corpo. Quem ainda não massageou os ombros e o pescoço quando estavam tensos, rígidos, doendo? No banho, o ato de se ensaboar representa uma massagem e não é mero acaso que as pessoas que sofrem de reumatismo sentem-se melhor após um banho. A função de uma massagem com os óleos essenciais é estimular, tonificar, acalmar ou sedar de acordo com o aroma escolhido.

A aplicação é simples. Coloque algumas gotas nas palmas das mãos, esfregue uma na outra até sentir o calor e comesse a massagear o local dolorido em forma circular e no sentido horário. Depois de terminado, friccionar novamente as duas mãos até esquentar e inale profundamente por três vezes o aroma. Deixe o produto por no mínimo 1 horas sem lavar, não se preocupe, pois serão absorvidos pela pele em questão de minutos.

Relação de óleos essenciais

Existem dezenas de óleos essenciais, alguns se assemelham em suas propriedades, outros somente podem ser manipulados através de um aromaterapeuta e há aqueles que possuem sérias restrições de uso. Abaixo, um grupo que atende a todas as necessidades sem perigo na manipulação, tanto no uso individual quanto sinergético(associado harmoniosamente a outros).

Alecrim (aroma forte e herbáceo) - Analgésico, antidepressivo, antirreumático, antisséptico, antiespasmódico, sudorífero.

Bergamota (aroma leve e cítrico) - Infecções, inflamações, contusões, cólica, má digestão, bronquite, depressão.

Cedro(aroma suave amadeirado) - Antisséptico, expectorante, fungicida, diurético, sedativo, homeostático.

Erva-doce (aroma doce e frutal) - Anti-inflamatório, antisséptico, emenagogo, antiespasmódico, resolutivo, vermífugo, diurético.

Eucalipto (aroma forte e herbáceo) - Analgésico, antirreumático, expectorante, antiviral, antiinflamatório, antiespasmódico, diurético, febrífugo, bactericida.

Gerânio(aroma forte e floral) - Antidepressivo, analgésico, antisséptico, inseticida, adstringente, cicratizante, vasoconstritor, vulnerário.

Lavanda (aroma suave e floral) - Antidepressivo, antisséptico, antiinflamatório, antiviral, regenerativo, sedativo, fungicida.

Limão (aroma suave e cítrico) - Antinevralgico e reumático, antisséptico, febrífugo, antipruriginoso, hemostático diurético, emoliente, bactericida.

Rosas (aroma doce e floral) - Anti-inflamatório, antisséptico, antidepressivo, depurativo, bactericida, hemostático, antiespasmódico, diurético, sedativo.

Tea-tree (aroma forte e herbáceo) - Antisséptico, antiparasitário, bactericida, fungicida, antibiótico, antiviral, inseticida, cicatrizante, antipruriginoso, sudorífero.

Receita básica de massagem com óleo essencial:

Misture 9 gotas de óleo essencial para cada 10 ml (2 colheres de chá) de óleo de amêndoa doce. Pode-se usar as 9 gotas do mesmo óleo essencial ou, se optado pela mistura, 3 gotas de cada tipo. Esta quantidade é mais do que suficiente para se aplicar numa região corpórea; contudo, se for fazer uma massagem no corpo inteiro, sugiro triplicar a medida.

Para TPM — fazer a receita básica (acima) com uma mistura de óleo essencial de lavanda, rosa e alecrim. Antes de dormir, aplique massagens regulares, suaves, por alguns minutos, em todo o abdômen e no púbis. Depois de terminado, friccionar novamente as duas mãos até esquentar e inale profundamente por três vezes o aroma.

O Óleo de amêndoas doces é hidratante, emoliente, revitalizante, regenerador; contém ácido oléico, bom para a elasticidade da pele, nutritivo e previne rugas.