Mais Você - Drenagem Linfática

terça-feira, 24 de março de 2009

Tem assuntos tão comentados e nem sempre as pessoas entendem suas finalidades. A drenagem linfática é um exemplo: tem muita gente que faz pensando que vai emagrecer, que vai acabar com a celulite, etc e quase ninguém sabe que a drenagem linfática tem uma importância muito grande no tratamento de doenças também.

Drenar quer dizer "coletar líquido e transportar em vasos". A drenagem linfática é uma massagem feita com as mãos para estimular o funcionamento do sistema linfático. O sistema linfático está relacionado com a circulação. O que ele faz é drenar o excesso de líquido entre as células do corpo, devolvendo-o à corrente sanguínea para que ele saia depois através da urina. Uma das estruturas do sistema linfático são os linfonodos, conhecidos como gânglios linfáticos. Os principais ficam na região do pescoço, das axilas e da virilha.

Um exemplo: quando estimulados, os gânglios da virilha, chamados de inguinais, recebem o líquido acumulado nas pernas e no abdômen. O corpo já faz esse trabalho naturalmente. Segundo o esteticista Orlando Sanches, nós fazemos drenagem linfática o tempo inteiro. Acordamos com os olhos inchados porque não piscamos a noite inteira e piscar é uma forma fisiológica de fazer drenagem linfática.

Na área médica, a maior aplicação da drenagem linfática é para tratar uma doença dos vasos linfáticos chamada de linfedema, um edema ou inchaço que só melhora com tratamento. As causas podem ser congênitas ou decorrentes de lesões no sistema linfática, tipo fratura, ou depois de um câncer. Junto com o tumor, os gânglios podem ser retirados para evitar que a doença se espalhe.

Esse tratamento é indicado também para pacientes que fizeram cirurgia plástica ou lipoaspiração. Com movimentos constantes e circulares, é possível atenuar o inchaço do pós-operatório. A drenagem requer atrito da mão com a pele (o ideal é comprimir e soltar). Quando elimina edemas, a drenagem linfática diminui as medidas. Por isso, não demorou muito para que ela fosse anunciada como uma técnica quase milagrosa pelas clínicas de estética. Vale destacar que a drenagem pode ajudar no começo do tratamento da celulite, mas sozinha não acaba com ela.

Para entender o que é a linfa, é preciso conhecer os líquidos do corpo. A linfa é o líquido encontrado nos vasos linfáticos, líquido intracelular ou ainda sangue arterial. É importante entender que os líquidos, no corpo, recebem o nome em função do lugar onde estão (é como a água: quando cai do céu, chamamos de chuva; quando brota da terra, chamamos de mina ou fonte; as minas formam riachos, que formam rios, que formam lagoas ou deságuam no mar). Da mesma forma, os líquidos de nosso corpo vão trocando de nome e características de acordo com o local onde estão. Quando sai do coração, chamamos de sangue arterial; quando está na célula, chamamos de líquido intracelular; quando sai da célula, chama-se líquido intersticial.

No estúdio, Ana Maria conversou com a fisioterapeuta Carmem Borges Nogueira, especialista há 15 anos no tratamento de linfedemas. Ela salienta que a drenagem linfática não é aquela massagem que amassa e deixa marcas na pessoa.
Portanto, fique atenta! Procure um bom profissional!

Agende uma Drenagem Linfática a Domicílio

Por telefone: (21) 9520-3240 ou 9412-7367
Por email: fabiana.araujo@globo.com
Por formulário de contato: Clicando aqui
Duração da sessão: 45 a 60 minutos
Freqüência ideal: de 2 a 3 vezes por semana
Vestimenta: deve expor a área a ser tratada
Consulte os preços das sessões.

Drenagem Linfática Manual (DLM) no Pós Operatório

quarta-feira, 18 de março de 2009

Na maioria das cirurgias plásticas os cuidados pós-operatórios deverão iniciar-se sob orientação do cirurgião responsável.

O primeiro e praticamente o único procedimento normalmente realizado a partir das 48 horas iniciais da cirurgia facial é a Drenagem Linfática Manual (DLM), e mesmo assim haverá restrições quanto ao uso de cosméticos na pele e cabelo. Restrição esta, que se estende também aos movimentos da DLM, pois há de se cuidar que não haja deslocamento do tecido operado sob hipótese alguma.

A DLM do Dr. Vodder é o método comumente indicado para os pós-cirúrgicos, porém os movimentos que contemplam rotações amplas, semideslizamentos ("efleurages"), ou deslocamentos com a pele, estarão totalmente proibidos, pelo menos nos primeiros 21 dias da data da cirurgia, ou seja, até o 21º P. O.

A DLM normalmente é executada em dias alternados, a partir da liberação do médico, e estender-se-á, desta forma, até o 21º P. O. Decorrido este prazo, pode-se espaçar as aplicações para semanais e introduzir outros métodos coadjuvantes como o ultra-som de 3 MHz e mesmo massagens manuais ou a vácuo, que servirão como auxiliares na recuperação ou eliminação de fibroses e melhorarão o fluxo sangüíneo local, facilitando a cicatrização de tecidos internos, além de melhorar o conforto do paciente em relação aos movimentos.

Importante: Atualmente existem várias escolas de Drenagem Linfática Manual espalhadas pelo mundo todo. Ainda não existe uma definição de qual método de DLM deve ser utilizado durante o período pós-operatório. Não que necessariamente haja alguma mudança no funcionamento do sistema linfático; existem relatos científicos que falam sobre uma adaptação do sistema venoso e arterial, para atender com maior efetividade a demanda de circulação local e, a reabsorção de coleções líquidas na região operada. Assim sendo, sugere-se que se restrinjam movimentos classicamente utilizados, como os já citados anteriormente e redobre-se o cuidado tátil, pois os gânglios linfáticos estarão bastante ativos com a filtragem da linfa, e, segundo os relatos do Dr. Vodder, qualquer pressão ou toque efetuado incorretamente causará um bloqueio da circulação linfática ao invés de potencializar o funcionamento da mesma.

Além da DLM, qualquer outro tipo de massagem específico deverá ser orientado pelo médico, não devendo o esteticista introduzir qualquer outra metodologia terapêutica complementar sem permissão ou orientação do cirurgião responsável.